MENU

Hospital São Raimundo

Hospital São Raimundo

O Bispo Dom Aureliano Matos, de visão pastoral e tino administrativo, enxergava longe e se preocupava com a população de toda a Diocese. Observando o número de mães pobres que morriam de parto sem os cuidados médicos, ele se comoveu e resolveu construir um hospital com maternidade. Todavia, antes mesmo de iniciar qualquer construção foi iniciado o atendimento em uma casa situada à Rua Cel. Malveira. Mas isso não significou abandonar o sonho e, desse modo, em 8 de agosto de 1943 foi fundado o Hospital São Raimundo, no município de Limoeiro do Norte, estado do Ceará, distante cerca de 210 km da capital.O Bispo Dom Aureliano Matos, de visão pastoral e tino administrativo, enxergava longe e se preocupava com a população de toda a Diocese. Observando o número de mães pobres que morriam de parto sem os cuidados médicos, ele se comoveu e resolveu construir um hospital com maternidade. Todavia, antes mesmo de iniciar qualquer construção foi iniciado o atendimento em uma casa situada à Rua Cel. Malveira. Mas isso não significou abandonar o sonho e, desse modo, em 8 de agosto de 1943 foi fundado o Hospital São Raimundo, no município de Limoeiro do Norte, estado do Ceará, distante cerca de 210 km da capital.

A sua primeira diretora foi Isabel Távora Fontoura (chamada carinhosamente de Dona Catita), com poucos recursos, mas com o trabalho dos grandes e abnegados médicos Dr. Deoclécio Lima Verde e Dr. José Simões dos Santos, a assistência à população prosseguiu.

A Diocese ajudava na continuidade dos trabalhos, pois naquela época o Hospital não tinha convênio com INPS e FUNRURAL, o que possibilitou a prestação de serviços médicos, principalmente à mãe pobre e sofrida do baixo ao alto Jaguaribe.

Posteriormente, quando o Bispo Dom José Freire Falcão era o seu provedor, o Hospital São Raimundo passou a ser conveniado com o INSS, o FUNRURAL e outros convênios, além de atender pacientes particulares. Mesmo assim, a ter muitos problemas financeiros, pois sua verba não acompanhava o aumento dos atendimentos, devido ao crescimento da população.

O Bispo Dom Pompeu Bezerra Bessa, o novo provedor, assumiu o Hospital em 1979, e convocou a sociedade limoeirense para expor a situação que se encontrava a unidade. Fez uma explanação e, como nenhuma solução foi apresentada, ele resolveu seguir o conselho do Bispo de Itapipoca para fazer sua doação à Sociedade Beneficente São Camilo (SBSC). Em 1980 foi iniciada a transferência e, em janeiro de 1981, o Bispo passou oficialmente a administração para a SBSC.

Atualmente o Hospital São Raimundo conta com 102 leitos e realiza internações nas seguintes especialidades: Clínica Médica, Unidade de Terapia Adulto, Clínica Pediátrica, Clínica Obstétrica e Clínica Cirúrgica para pacientes do SUS. Além disso, vem passando por uma série de melhorias estruturais (Enfermarias, Postos de Enfermagem, setores de apoio etc) de modo a otimizar o atendimento aos clientes.

Compartilhe:

LOCALIZAÇÃO

Coronel Antonio Joaquim, 2047 - Centro
CEP: 62930-000 - Limoeiro do Norte (CE)

Copyrights © 2023 All Rights Reserved by S1000 Design and Marketing.
Desenvolvido por S1000 Agência | Activa Comunicação